quarta-feira, 31 de agosto de 2011

De onde vieram e o que são as Crônicas Cinzentas

O que são as Crônicas Cinzentas?

Bom, na verdade é uma série de contos que se passam em um mundo chamado Terra Cinzenta. Mundo este que eu criei para uma aventura de D&D, que inicialmente seria um mix de referências que eu gosto muito como Lord of the Rings e The Hobbit de Tolkien, The Chronicles of Ice and Fire de George R.R. Martyn e o famoso MMO da Blizzard, World of Warcraft.

Depois de um tempo, enquanto ainda imaginava os pilares deste mundo, eu optei a criar toda mitologia do modo mais original possível, até para poder contar essa história depois sem ser acusado de plágio ou de infringir algum direito autoral (risos). Com certeza, toda essa literatura fantástica, assim como a mitologia nórdica para a Terra Média, me inspirou e esteve presente em diversos momentos, algumas vezes de forma decisiva até.

Durante as aventuras que narrei neste cenário, muitas vezes levei os personagens para dentro do “meu mundo” usando essas referências. Frases famosas e descrições detalhadas de livros e filmes foram narradas sem pudor, divertindo os players e proporcionando situações inusitadas e divertidas. Nos contos que serão publicados, essas pérolas terão de ficar de fora, mas continuam presentes na mesa de RPG, sempre que possível.

Mesmo antes de começar a jogar, como todo narrador, preparei um plot principal, alguns plots secundários e vários contos e lendas que fundamentariam NPCs, regiões, itens mágicos e afins, de forma que tudo ficasse interligado. Essa criação me fascinou tanto, que acabei me aprofundando muito. Criando povos e lendas antigas, enigmas originais, itens fantásticos e todo um background que tornou a Terra Cinzenta muito mais do que um cenário para sessões de RPG, mas lugar para onde você pode viajar e tornar-se um ser lendário.

Os jogadores destas crônicas são um caso aparte. O mundo (Terra Cinzenta) poderia ser perfeito, mas se os jogadores não fossem talentosos e esforçados as histórias seriam terríveis. Tudo que se passa em cada aventura, o modo como cada um interpreta e desenvolve sua característica torna a imersão ainda mais completa. Os contos, que tinham o intuito inicial de revelar a história do mundo, têm como protagonistas os players. O modo original que cada um desenvolveu para dar vida a seu personagem e fazer dele parte integrante um universo em expansão, tornou-se o ponto principal e determinante de cada aventura.

Nem tudo que criei está no papel. Muitos cenários, lendas e mapas, continuam somente na minha cabeça. Alguns ainda sofrem pequenas alterações, mas acredito que esse seja o grande diferencial, uma espécie de trunfo criativo, que entra em ação quando exigido. Nada que altere o roteiro da aventura, mas assim posso tornar o mundo um lugar desafiador para os personagens e divertido para os players.

Criar um mundo desse modo dá trabalho, mas é muito gratificante. A cada aventura me sinto mais orgulhoso de ver como cada lugar que eu criei é enxergado pelos personagens, como o item é utilizado, cada NPC é tratado. Isso é impagável.

Se que posso dar um conselho aos mestres/narradores de RPG é: CRIEM seus próprios mundos. Se não der certo da primeira vez, tente novamente, não desista. Essa é uma experiência única.

3 comentários:

  1. r0x vei
    tinha 1 ladino numa aventura parecida curti d+
    conta +

    ResponderExcluir
  2. É isso aí!!! Nada como um cenário bem trabalhado e com vários mistérios por desvendar :D
    Um dia quero ser que nem esse cara!! heeheheh

    ResponderExcluir
  3. E as Crônicas Cinzentas prosseguem a todo vapor. Não sabemos onde isso acabará... mas será "épico"

    ResponderExcluir